Nota Fiscal Eletrônica - NFe

Conselhos Municipais

Turismo São José do Alegre

São José do Alegre é uma cidade pequena, encantadora, acolhedora e de belas paisagens. As cachaças artesanais produzidas pelos alambiques do município são nacionalmente conhecidas pela qualidade e sabor. Conheça entre seus muitos atrativos a Estância Monjolo, um antigo engenho de cachaça que mantém um centro cultural repleto de atividades.

Entre o artesanato destacam-se os cartuchos para festas, recheados de doces caseiros, confeccionados por habilidosas artesãs, coloridos e criativos, que mais parecem objetos de decoração. Desfrute das delícias de sua gastronomia nos diversos restaurantes, churrascaria e lanchonetes e aproveite as opções de compras em artigos de couro e artesanato.

Festividades religiosas, como a do padroeiro São José, são celebradas com devoção e alegria, com missas, procissões, desfiles de cavaleiros, shows musicais barracas, queima de fogos e outras atividade, movimentando a cidade no mês de março.

Igreja Matriz de São José

Teve origem na Fazenda do Alegre, de propriedade de Caetano Pires Barbosa. Ele e a mulher fizeram a doação de um terreno para patrimônio da Capela, no ano de 1838. A Paróquia foi criada em 10 de julho de 1876, mas recebeu reconhecimento canônico apenas em 1915.

Estância Monjolo

Estância Monjolo é uma antiga fazenda de engenho de cachaça e de farinha de mandioca. Possui um centro cultural (museu) com a evolução de máquinas de moagem de cana-de-açúcar e de mudanças do meio de comunicação alem de registradoras antigas e carruagem do tempo do império. Parque infantil, salão de festas, mata ciliar com trilha para a visitação. Mirante com túnel conduzindo a ponte sobre o lago ao lado da cachoeira. Réplica de uma Capela Bizantina do século XII. Casa do Caboclo feita com tijolos de barro. Alambique onde é produzida a cachaça Monjolo, muito apreciada na região. Cavalos e carruagem para passeio. O antigo leito do rio passa atrás da antiga casa de fazenda, tornando lago, com cachoeira, ponte e fonte luminosa.

Época: Janeiro a dezembro

Dias da semana: segunda a domingo

Horário: 09:h00 as 17h00

Entrada: franca ou paga – Paga

Museu Histórico e Cultural de São José do Alegre

O Museu Municipal Histórico-Cultural de São José do Alegre foi construído dentro de um processo de desenvolvimento no coração da escola envolvendo educadores, alunos e comunidade.
O movimento para criação do muser iniciou com o recolhimento de bens culturais, pelos alunos junto à população. Esses objetos guardados pelas famílias alegrenses ganharam vida quando os alunos levantaram suas histórias que foram contadas com emoção pelos moradores e familiares de nosso município.
De posse desse acervo cultural a organização do museu se deu privilegiando os temos: religiosidade, educação e cotidiano que compõe a história de nosso povo.