Carteira de Trabalho Digital

• Fonte: Prefeitura Municipal de São José do Alegre
  • Publicado em: 27/02/2020
  • Assunto: Informativo

A partir do dia 29/02/2020 todos os postos de atendimento de CTPS no estado de Minas Gerais deverão interromper o atendimento com emissão de Carteira de Trabalho em versão impressa. Os postos que estiverem habilitados poderão orientar o cidadão quanto ao cadastro e acesso a CTPS Digital.

Em Setembro de 2019 houve a substituição oficial do documento impresso pela versão digital. A iniciativa está inserida no contexto de modernização dos serviços públicos e possui como pilar central a transformação digital por meio da qual a interação entre trabalhadores e empregadores será formalizada em um canal eletrônico unificado, deixando os processos mais simples e ágeis.

A carteira de trabalho digital está previamente emitida para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para ter acesso ao documento digital, é preciso baixar no celular o aplicativo CTPS Digital ou em um computador. Para cadastro é necessário a inserção do número do CPF e, na sequência, a criação de uma senha específica para o acesso.

Acesse o link para gerar sua Carteira de Trabalho Digital e siga o passo a passo: https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego

Ou baixe no seu Smartphone:

Para ter o documento digital, com todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu Smartphone (android ou IOS), procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.

No aplicativo móbile, desenvolvido pelo Ministério da Economia, o trabalhador brasileiro e estrangeiro poderá ter acesso às informações de Qualificação Civil e de seus Contratos de Trabalho que hoje constam na Carteira de Trabalho física.