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PREFEITO MUNICIPAL se reúne com Secretários Municipais e faz balanço dos 100 dias de administração

  • Fonte: Gabinete do Prefeito
  • Publicado em: 16/04/2021
  • Assunto: Administração

 

A reunião aconteceu na sala da contabilidade da Prefeitura Municipal e contou com a presença do Prefeito Paulo Sérgio da Silva, do Vice-prefeito e também Secretário Municipal de Administração e Patrimônio José Adriano Pereira dos Reis e de toda a equipe de secretários municipais. Durante o encontro foram destacadas as principais ações adotadas por cada uma das secretárias municipais. Veja a seguir:

EDUCAÇÃO:

  • Pesquisa Diagnóstica e de Avaliação do Sistema de Ensino Remoto realizada com os responsáveis dos alunos, referente ano de 2020;
  • Preparação do Início do Ano Letivo;
  • Padronização dos métodos e ferramentas utilizados no Ensino Remoto;
  • Curso de capacitação para os professores da Rede Municipal "Desmistificando o Ensino Híbrido";
  • Entrega de um Kit de material escolar a todos os alunos da Rede Municipal;
  • Cadastramento para o uso do transporte escolar intermunicipal para os alunos do Ensino Superior e Técnico.
  • Distribuição semanal de material impresso, elaborados pelos próprios professores, aos alunos;
  • Levantamento da documentação necessária para funcionamento da Creche Proinfância Professora Cleonice Almeida Lima Rodrigues (ainda em andamento);
  • Adequação dos veículos escolares de acordo com as normas do Inmetro( em processo);
  • Ampliação do número de vagas para a Educação Infantil em 25% em relação ao ano anterior, e previsão de aumento de 50% no próximo bimestre;
  • Aquisição de 25 celulares para a Rede Municipal de Educação, visando atender as necessidades dos professores no Ensino Remoto;
  • Desenvolvimento e implantação de uma ferramenta dinâmica para os professores, destinada ao registro de desempenho dos alunos no Ensino Remoto;
  • Dinamização do atendimento presencial aos alunos com necessidades especiais integrando o trabalho das estagiárias de Pedagogia;
  • Aquisição dos kits de merenda escolar para distribuição a todos alunos da Rede Municipal ( licitação 08/04/2021);
  •  Oferta de formação continuada  para professores "A Diversidade e o Desafio do Ensino a Distância" realizada  em10/03/2021;
  • Planejamento do desenvolvimento profissional dos funcionários da educação, por meio do mapeamento do perfil comportamental do grupo,(aguardando licitação  acontecer);
  •  Elaboração e desenvolvimento do Concurso Cultural Alegrarte, em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
  • Desenvolvimento do projeto de transferência de prédio da Biblioteca Maurício Lacerda de Carvalho.
  • Implantação da Biblioteca Digital;
  • Constituição do Conselho Municipal de Educação ,PDDE e CAE, em andamento constituição do CACS FUNDEB.

OBRAS E SERVIÇOS URBANOS :

-  Limpeza Pública: recolhimento de lixo nos dias da semana, segunda, quarta e sexta-feira, que é transportado e depositado no aterro sanitário na cidade de Itajubá, devidamente regularizado e legalizado;

-    Entulho: recolhimento de restos de materiais de obras terça e quinta-feira, cujos materiais são aproveitados para a execução de aterros;

-  Estradas e Reformas:

1)    Bairros: Machados, 10 km; sentido Olegário Maciel, 7 km; Boqueirão, 5 km; Ribeirão Vermelho, 3 km; Fundão, 4 km; Pavão, 2 km; Pinhalzinho, 3 km; Barranco Alto, 5 km; Roseira, 4 km; Fojos, 2 km; Pires, 3 km; Marianos, 2 km e Água Preta, 2 km. Total 55 km.

2)    Pontes e Bueiros:

Bairros: Três Córregos, 1 ponte; Fundão, 5 bueiros; Roseira, 1 bueiro; Total 7 unidades.

3)    Limpeza de Estradas:

Bairros: do Alegre à divisa com Pitangueiras e estradas secundárias, 17 km; Marianos, 4 km; Pavão, 2 km. Total 23 km.

4)    Limpeza de Bueiros e Valas:

Bairros: Ribeirão Vermelho e Boqueirão, 1.205m; Fundão, 210m. Total 1.415m.

5)    Reformas de Prédios Públicos: banheiros da quadra esportiva; sala de reunião Posto de Saúde; cobertura Farmácia Popular.

6)    Rede de Esgoto: substituição de trechos precários, 60m; ligação para coletas, 14 residências.

7)    Reforma de moradias para carentes: 3 casas.

8)    Obras Contratadas:

FUNASA, em andamento com 80% executado; Concha Acústica, entrada de energia e reforma de piso; REGOV, pavimentação de vias nos bairros Morada do Sol e Recanto das Palmeiras, área de 680m².

9)    CEMIG, manutenção e substituição de lâmpadas queimadas, 120 unidades.

10) Obras em Licitação:

Construção do muro da Creche, 135ml; Guarda-corpo palco Concha Acústica.

11) Elaboração e atualização da legislação de desenvolvimento urbano de loteamentos e chácaras.

SAÚDE :

  • Implantação do Plantão Médico aos fins de semana (Sábados e Domingos), das 07:00 às 19:00 horas, composto por médicos, enfermeira, técnica de enfermagem e auxiliar de limpeza, para o pronto atendimento dos munícipes em casos de urgências e emergências.
  • Contratação de leitos de UTI e Suporte Ventilatório no Hospital e Santa Casa de Itajubá junto ao consorcio CISMAS;
  • Implantação da distribuição dos medicamentos básicos (sem o controlado) nas visitas nos bairros rurais, já na consulta.
  • Vacinação da COVID-19 nas residências dos usuários até 70 anos.
  • Licitações em dia sem deixar de atender aos usuários.
  • Planejamento de compra de insumos para as unidades para todo o ano, já pensando no orçamento ao fim do ano.
  • Trabalho de saúde mental promovidos pelos próprios profissionais da ESF para saúde mental dos mesmos (interno).
  • Contratação de laboratório de análises clinicas sem deixar de atender a demanda;
  • Redução nos custos de exames de analises clínicas, todos tabela SUS.
  • Aumento da gama de execução de exames hoje sem custos aos usuários;
  • Contratação de uma fonoaudióloga requisita na região para o NASF;
  • Manutenção e Recomposição da equipe da ESF.
  • Contratação de fiscais para a Covid-19; Redução dos custos com fiscalização. Melhora na informação aos comerciantes e munícipes.
  • Realizado fiscalização e conscientização dos comércios e moradores sobre o risco da Covid-19 com todos os cargos comissionados, na rua;
  • Manutenção da Ambulância Grande, para melhor atender os usuários;
  • Realização de exame de alto custo com financiamento próprio;
  • Contratação da Enfermeira da Epidemiologia na UBS. Contamos com profissional que faz o acompanhamento dos casos infectados e/ou isolados por visita física ou por contato telefônico prestando toda assistência necessária.
  • Manutenção de um carro apenas para atender a ESF.
  • Assinatura de uma resolução no valor de R$12.048,00 (SES)
  • Readequação do Conselho e Comite de Enfrentamento da COVID-19.
  • Adequação do boletim diário da covid-19 e criação do vacinômetro.
  • Reforma do forro do salão, afim de evitar danos por conta das maritacas.
  • Intensificação das Visitas Domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde com objetivo de orientar e identificar casos suspeitos para novo Coronavirus;
  • Contamos com duas colaboradoras de serviços gerais, para melhor condições de higiene na UBS.
  • Diminuição responsável dos atendimentos nas unidades (Planejamento por conta da COVID-19)
  • Planejadas as reformas das unidades de saúde do município.
  • Planejado parceria com clinica de Fisioterapia e Psicologia para atendimento no município a preços mais acessíveis.
  • Reformulação da VISA (Vigilância Sanitária) - Alvará Sanitário Eletrônico – Rede SIM
  • Planejamento para possível instalação de um centro de atendimento especializado multiprofissional junto com a Secretaria de Educação.
  • Compra de testes rápidos para melhor segurança dos usuários suspeitos de COVID-19.

ADMINISTRAÇAO:

- Manutenção corretiva de veículos, caminhões e máquinas para diversas secretarias.

• Reparos de diversos veículos e caminhões, através de processos em caráter emergencial, deixando-os em condições e à disposição do município.

. Encaminhamento dos termos de referência para realização dos processos licitatórios de peças, acessórios, serviços e lubrificentes, ao Setor de Compras e Licitações.

• Implantação da Sala Mineira em parceria com o SEBRAE, melhorando as condições de trabalho  para o pequeno e microempreendedor individual.

• Reestruturação dos diversos Conselhos Municipais existentes. 

•  Alinhamento dos servidores às novas diretrizes da Administração.

• Implantação de reuniões periódicas   com os servidores para nivelamento de conceitos e melhorias a serem implantadas.

• Estudo e elaboração, juntamente com o setor contábil, da LDO 2022.

. Gerenciamento de todos os Convênios e Contratos de Repasse Federais e Estaduais do município. 

. Instruções setoriais para o bom andamento gerencial das tarefas.

. Colaboração na elaboração de relatórios, projetos e expedientes para toda a Casa. 

. Representação do Órgão em reuniões, eventos e negociações.

. Monitoramento e controle das despesas de energia, água e telefonia das diversas secretarias.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL:

. Reestruturação dos Conselhos Municipais: CMAS e CMDCA.

. Acompanhamento familiar com visitas domiciliares.

. Atualização, cadastro e desbloqueios no cadastro único.

. Conseção de Beneficios Eventuais como: Cestas Básicas, Aluguel Social, Auxilio Funeral e despesas com Agua e Luz.

 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE:

. Reestruturação e manutenção dos Conselhos Municipais:  CMSB, CMMA, CMDRS.

. Reestruturação e manutenção da COMPDEC.

. Atendimento médico veterinário tanto na zonra rural quanto na zona urbana com consultas, cirurgias e castrações.

. Patrulha mecanizada oferecida para a produção de silagem.

. Auxilio e orientaçao para regularizaçao/ defesa/recuros de infrações ambientais e licenciamento.

. Visita de apresentação e inspeçção ao Frigorífico, Latícinio, Embutidos, granja de ovos e início da regularizaçao de entreposto de mel.

. Ralizado três cursos online pela Fundação Escola de Governo - ENA: 

1 . Inspeção Sanitária de Ovos, Pescados e Produtos das Abelhas e seus derivados;

2 . Inspeção Sanitária de Aves;

3 . Inspeção Sanitária de Bovinos